quinta-feira, 10 de maio de 2018

SENTIMENTO DE PEÃO


                         SENTIMENTO DE PEÃO
                                                                
Meu sentimento profundo
É buscar coisas no mundo
Que se extraviaram na vida,
Recuerdos da minha infância
Quando cresci lá na estância     
E amadureci c’oa lida.

Eu tinha por companheiro
Meu velho pingo sogueiro
Pra recolher a tropilha,                                     
Formavam no parapeito
No mas chegava com jeito        
Para arreglar as encilhas.

Na lida fui bem ativo
Na volta o pé no “estrivo”
Pra o trono nos pelegos,
Trazia o dia a cabresto    
Pra o serviço pegar preço          
O campo não dá sossego...

O destino me deu um tombo                     
Num pealo de sobre lombo
Me fez estancar o grito!                       
E a cada passe de lua
É a realidade crua!
Que vou sorvendo solito.

Quem dera pai das alturas
Que acabassem as agruras
E o tempo voltasse atrás
Para rever a peonada
Fazer formar a manada
As ordens do capataz.       
                    
                        O campo ficou em silêncio
Juntamente com o Terêncio
Sem crer na fatalidade,
Amarguei a triste sina
Tosado de cola e crina
Num corredor da cidade!

                                                   Lua minguante de maio 2011.
                                                             Getulio Silva e Batista SB.

Nenhum comentário: