segunda-feira, 29 de março de 2010

De Alma Serrana! Toda a Vida!

Qualquer título de disco (ou CD) lançado pelo Porca Véia, tem muito a ver com a sua maneira e estilo de tocar e cantar. Eis alguns exemplos: "Gaitaço" (termo que ouví pela primeira vez do próprio Porca), "Cordeona de Alma Viva", "Gaiteiro Feliz" e outros. Mas eu me atrevo a dizer que "De Alma Serrana", é aquele que melhor traduz a trajetória e o intento deste astro da música gaúcha e não é porque este tìtulo saiu da minha "cachola", visto que este também é o nome de uma cantiga, da qual fiz os versos e o grande instrumentista e compositor Amaro Peres musicou, mas sim porque realmente acho que O Porca Véia tem a alma serrana. Tanto que até as canções que ele grava e canta, vindas de autores que não têm essa alma serrana, acabam tendo toda a característica da música serrana. Como é o caso das composições de Telmo de Lima Freitas (um gênio da nossa arte), que é de São Borja (se não me engano) ou do Jorge Guedes, que é missioneiro e um dos autores de "Sentado Sobre um Arreio", um grande sucesso do Porca e também título de um CD. Ou seja: Nada tira do Porca Véia a alma serrana e é assim que eu o vejo e via quando dei esse nome pra essa cantiga, apadrinhada pelo Amaro!
Tenho muito orgulho de ter meu trabalho eternizado em suas gravações e especialmente de ter a certeza que ele me considera um amigo, sendo que eu o considero da mesma forma.
Não sou de criar polêmicas e nem gosto de conversa fiada, mas muito já ouví a respeito da personalidade forte do Porca. Pois bem, cada um que avalie as pessoas como queiram (se é que têm esse direito), porém ninguém pode negar que esse gaiteiro de alma serrana é um verdadeiro representante da arte gaúcha. A exemplo de outros, como Os Monarcas, Pedro Neves, Walther Morais, Os Serranos, Pedro Ortaça e mais uma "tropilha de puro sangue", o Porca Véia nunca mudou seu jeito, estilo e simplicidade de tocar e cantar o amor pelo Rio Grande.
Só para lembrar, neste CD tem mais uma composição minha em parceria com o grande gaiteiro Jose Claro (o Zezinho do grupo Floreio) e do próprio Porca Véia, que se chama "Da Tropa Véia". Esta também está bem no jeitão dos Bertussi, dos quais (na minha opinião) o Porca Véia é o grande intérprete!
Sorte, saúde e muito sucesso ao grande "Pai do Gaitaço"!

Nenhum comentário: