terça-feira, 30 de março de 2010

O Mestre Albino Manique!


Esta com certeza é uma imagem que deve provocar muita saudade, no coração de quem dançou pelo menos uma vez, em algum baile animado pelo conjunto Os Mirins!
Albino Manique é sem dúvida uma referência para os gaiteiros de hoje. Aliás faz muito tempo que é um exemplo a ser seguido. Me lembro com muita clareza, da época em que cantei em conjuntos e também das tantas vezes que ví e ouví, os gaiteiros se "maneando" para executar as músicas criadas por ele. Mas tem uma passagem que jamais vou esquecer! Certa feita, o gaiteiro do conjunto do qual eu fazia parte (e que hoje até é bem conhecido), não conseguia reproduzir com seus dedos o que ouvia de um disco do Albino. Quando soube que o Albino iria aparecer em um programa de televisão, deixou o video cassete (que era o top nesse tempo) preparado para gravar a dita apresentação, na qual o Albino executaria a música que estava lhe dando trabalho. Assim foi. Gravou o programa e fincou os olhos na televisão, logicamente para observar os movimentos das mãos do grande mestre. Acontece que a imagem não ficava o tempo todo fixada em suas mãos. Ficou chateado, mas teve outra idéia, visto que continuava com a mesma dificuldade de entender como o Albino tocava a tal melodia. Arranjou uma câmera emprestada e se bandeou para um baile de Os Mirins. Lá chegando, com a máquina em prontidão, pediu para que alguém solicitasse que o Albino tocasse a sua música preferida e que se tornara uma obsessão. Foi o que aconteceu, dali a pouco saiu a dita obra que se chama "Campo Aberto". Tudo filmado (em close nas mãos do Albino), voltou pra casa entupido de satisfação, afinal desvendaria o mistério que o atormentava. É bom que se diga que o tal gaiteiro que falo, não era "manco" de cordeona. Quando passou a assistir o vídeo (de cordeona nos braços para imita-lo) percebeu que o Albino havia feito algumas variações na execução do baile e estas não estavam no disco. De qualquer maneira ensaiou e passou a executar (por sinal muito bem), a versão gravada no baile e "lascou" o seguinte comentário: "É meu ídolo, tóca demais e inventa cada música linda....mas o que gosta de enganar os gaiteiros.... é um espanto"!
Contei esta história apenas para dar uma idéia, do quanto o grande mestre sempre foi e sempre será muito importante para a musicalidade da nossa gente. E para dizer que aqueles que estão loucos de saudade de um CD novo de Os Mirins, podem ficar sossegados, porque daqui a pouco vai estar chegando este tão esperado trabalho. Talvez até tenha alguma composição com a nossa marca!
Vida longa ao Mestre Albino Manique!

Um comentário:

Chiquinho disse...

O interessante é que suas músicas não precisam de letras, elas falam por si, basta você ouví-las atentamente e dixar fluir a imaginação. Abraços Chiquinho (Sta Maria)