quarta-feira, 24 de março de 2010

Os Monarcas em dose tripla!

Gildinho e Dionísio Costa - Foto por João Ávila - Porto Alegre
Nem mesmo o mais otimista dos tradicionalistas e amantes da mais pura música fandangueira, poderia prever o grande sucesso e prestígio, que ela vem conquistando a cada dia que passa. Digo isso, porque a alguns anos parecia que outras tendências estavam prestes a tomar conta dos nossos bailes, festas e shows. Pois foi justamente quando uma chuva de granizo se despejou sobre o jardim, que desabrocharam as mais belas flores. Eu explico (se é que é nescessário). Num tempo em que muitos campeiros de "araque", se disfarçaram de artistas tradicionias com o apoio de uma parte idiota da mídia, o orgulho daqueles que sempre estiveram firmes na trincheira de defesa dos nossos costumes, notoriamente foi redobrado. Basta citar o florecimento e o amadurecimento de talentos como Luiz Marenco, Joca Martins, Jari Terres, Cezar Oliveira e Rogério Mello, Cristiano Quevedo, João Luiz Corrêa, Walther Morais, entre outros. Isso sem falar naqueles que já vinham peleando a muito tempo pela nossa cultura mais autêntica, como Pedro Ortaça, Mano Lima, Leonardo, Pedro Neves e tanta gente boa. Além disso, os compositores (entre os quais me incluo) parece que tiveram suas inspirações duplicadas e se mantiveram compondo obras que são verdadeiras pérolas da nossa música. Entre eles, João Alberto Pretto, Léo Ribeiro de Souza, João Pantaleão, Salvador Lamberty, Mário Nenê, João Sampaio, Getúlio Silva, Anomar Danúbio Vieira e mais um lote de poetas que estão aparecendo aos pouquitos com a mala cheia de versos, como o meu amigo Che Zico.
E os conjuntos? Pois eu digo que Os Serranos, Os Mirins, Os 3 Xirús e os Monarcas são a nossa maior referência de como deve ser a musicalidade de um baile verdadeiramente gaúcho. Sempre apostando na "gauchada", eles se mantém firmes na estrada do sucesso.
Um exemplo claro é o que Os Monarcas estão preparando para daqui uns dias, três CDs com a marca fandangueira. Vem aí o novo CD dos Monarcas (de carreira), "A gaita Gaúcha dos Monarcas (instrumental) e o novo CD solo do Gildinho. Sendo que no CD de carreira terão algumas composições minhas e do Mário Nenê. Da mesma forma o CD solo do Gildinho terá algumas marcas da nossa autoria e além disso fui convidado a gravar uma delas (numa participação que muito me honra) com o grande monarca do Rio Grande.
É ou não é, motivo de sobra pra gente estufar o peito de orgulho e alegria, pra fevstejar o grande momento (que há de ser para sempre) da nossa música cada vez mais gaúcha?
Viva, aqueles que dedicam suas vidas pelas belezas imensas dos nossos costumes!

Nenhum comentário: