sexta-feira, 9 de abril de 2010

Depois de Nós!

Foto por Elisa B. (minha cunhada).
Muitos artista tem se preocupado com a preservação da natureza, ou com a falta dela. Isso faz com que alguns tenham me pedido para compor versos com esse tema, o que além de me deixar lisonjeado pela confiança dos mesmos, também reflete a minha preocupação com o destino da terra.
Eu já havia abordado este tema em algumas canções, porém sempre de maneira casual, me reportando de como era minha infância e as mudanças que a evolução causou. Aliás muitos outros poetas também já escreveram dessa forma que me agrada por demais. Mas é preciso dizer que o meu primeiro trabalho específico sobre a devastação, me veio quase como um presente do meu amigo Mário Nenê. Ele me enviou uns versos que me encantaram, pela objetividade com que ele escreveu questionando sobre o nosso futuro no planeta. Pois bem, apenas para que ficassem mais adequados para uma canção, eu acrescentei mais uns dez por cento de letra. Criei uma melodia, gravei contando com o talento e a sensibilidade do Oscarzinho e entreguei nas mãos do Ivan Vargas, cantor de Os Monarcas. É bom que se diga que o Mário já tinha me dito, assim que ouviu a música pronta, que a mesma deveria ser ouvida pelos Monarcas. Para nossa grata satisfação, Todos os integrantes do conjunto gostaram demais da nossa obra, tanto que estará no próximo CD de Os Monarcas, a exemplo do anterior no qual foi gravada "Retrato de Deus" também da nossa parceria.
É por estas e tantas outras razões, que eu me orgulho demais dos meus parceiros de composição.
Não querendo ser crítico e sim um observavdor das coisas, acho que já passou da hora dos famosos e notórios artistas começarem a criar e gravar coisas de fundamento, que possam acordar a humanidade para o que estamos fazendo e o que deveríamos fazer para conservar a nossa querência maior que é o o nosso planeta! Porque eu acredito que não terá divindade e nem poder terreno capaz de nos manter vivos, a não ser a nossa consciência!
Obrigado Mário Nenê por este presente que com certeza vai abrir os olhos de muita gente. A seguir a letra da música "Depois de Nós", que estará no novo CD de Os Monarcas!
Depois de Nós
(Mário Nenê-Dionísio Costa)
"O que irá cantar o novo homem, o imortal poeta do futuro?
Se tudo que tocamos se consome, deixando ao descendente um quadro escuro
Onde plantará o semeador? Se estamos devastando a terra boa
E como viverá o pescador? Se poluímos rio, mar e lagoa
Desperta minha geração moderna, eterna será a estrada que tomar
Porque se destruirmos o que resta, na certa aos nossos filhos faltará
Se não fizermos hoje o que é correto, deserto ficará depois de nós
Devíamos deixar aos nossos netos, o mundo que herdamos dos avós
A terra não é minha, não é tua, apenas somos maus depositários
E o que fizemos nela perpetua, na forma de legado hereditário
O filho do meu filho viverá, o amanhã que construí agora
Que pena que na certa não terá, o mundo em que viveu meu pai outrora
Estamos indo a um beco sem saída, pergunto a quem resiste em me entender
Qual o valor terá então a vida? Se não será possível mais viver
O que irá manter o homem vivo? Se envenenamos toda a atmosfera
Porque a um animal manter cativo? Se a estupidez humana é a fera"
Reflita! Um forte e sincero abraaaaço!

Nenhum comentário: