terça-feira, 13 de abril de 2010

Oscarzinho, Som e Vida!

Foto por João Ávila - Porto Alegre
Eu sou tão apaixonado pela música gaúcha e um fã incondicional de quem a faz com qualidade, que talvez por instinto (e inconscientemente) eu me fiz cantor e compositor, para que pudesse ter (de alguma forma) a presença destas pessoas em minha vida. Eu sei que é difícil ou até impossível um fã conseguir exteriorizar o seu apreço por alguém que admira. E no meu caso não é diferente. Porém eu tenho o privilégio de ter me tornado amigo (além da parceria de composição) dos meus grandes ídolos na arte gaúcha, o que a bem pouco tempo era uma coisa impensada. Me lembro de tantos e tantos discos que comprei, de tantos conjuntos e cantores gaúchos e na contracapa estava junto com a ficha técnica o nome dos músicos acompanhantes. Na maioria deles estava escrito o seguinte: Gaita: Albino Manique, Contrabaixo: Francisco Castilhos, Violões, guitarra e cavaquinho: Oscar Alves Soares "Oscarzinho". E mais recentemente, me lembro de escutar os artistas (falando de um trabalho novo) dizerem de "boca cheia": "Os violões são do Oscarzinho". Mas se é que eu tinha dúvida sobre o talento do Oscarzinho (coisa que nunca aconteceu), um dos maiores músicos do Rio Grande tratou de me tirar. O Juliano Trindade "Bonitinho", que dispensa comentário e em breve estarei falando dele aqui neste espaço, me disse uma vez: "O Oscar é o melhor violão que eu já ouví". Não vou nem falar das quantas vezes fui aos bailes dos Mirins e do Som Campeiro para ouvir o Oscar tocando e cantando, porque isso era uma constante na minha vida de frenquentador de baile.
Hoje o Oscar é na minha vida muito mais do que um ídolo. É um amigo para todas as horas, que me recebe em sua casa e em seu estúdio com alegria e sempre com uma piada nova para contar.
Também não é à tôa, que grandes nomes da nossa música gravam em seu estúdio e posso até citar alguns: Pedro Neves, Os 3 Xirus, Gaúcho da Fronteira, Baitaca, entre outros. Inclusive eu, que não abro mão de fazer minhas gravações por lá. Porque não é só mais um estúdio de gravação e sim uma casa onde reside um grande músico e o seu talento a disposição de quem quer gravar só coisa boa.
Para quem gosta e admira a arte do Oscarzinho, procure sua comunidade no ORKUT ou entre no site do estúdio (ainda em construção), www.oscargravacoes.com.br. Um grande e sincero abraaaaço a um grande músico, amigo e indispensável parceria na minha lida de fazer canções pra emocionar as pessoas de bom gosto. Aliás o Gaúcho da Fronteira, o Chiquito e Bordoneio, O Tche Kakaréko e outros estão gravando trabalhos da nossa parceria!
A seguir uma homenagem ao meu amigo Oscarzinho!
Som e Vida
(Dionísio Costa)

Ouço cordas bem domadas
Sonora tropilha mansa
Coiceando em cima da pança
Arredondada do pinho
Redomonas que o Oscarzinho

Amansou e fez canção
Levando a cada rincão
Versos de amor e verdade
Engarupando a saudade
Sobre os arreios das notas

Se agarra firme a canhota
Ocupando traço a traço
A cerca longa do braço
Respondendo pra direita
Exibe a forma perfeita
Som e vida nesse abraço

Este é um poema acróstico. (Lendo a primeira letra de cada frase de cima para baixo, aparece o nome verdadeiro do Oscarzinho)

Até o próximo chasque e um forte abraaaaço!

Um comentário:

Unknown disse...

Poeta perfeito, Excelente pessoa. Grande Dionísio Costa, continue assim meu velho, divulgando nossa tradição e ganhando cada vez mais espaço no meio, pois saibas que já és um grande do nosso Rio Grande e parabéns pela singela homenagem ao Oscar, como todos sabem um "monstro" da música gaúcha. Abraço

Moisés Schmidt
Os Buenachos